Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 18/04/2024.
 
 
MIGUEL MOURA e FILIPE GONÇALVES
MIGUEL MOURA e FILIPE GONÇALVES
08 de Julho de 2019

Na corrida de Homenagem aos Açores.

Miguel Moura: Tourear é uma razão de vida 

O cavaleiro Miguel Moura, uma das presenças na corrida de homenagem à Região Autónoma dos Açores, a 11 de Julho, no Campo Pequeno, considera que, para si, “o toureio é uma razão de vida”. “Ser cavaleiro tauromáquico, é uma forma de exprimir a relação que venho construindo em interacção com este mundo maravilhoso, com esta trilogia Campo-Cavalo-Toiro” sublinha o mais novo dos “Mouras”.

Miguel Moura assume plenamente que os fundamentos do seu toureio são profundamente influenciados pelo estilo de seu pai, João Moura, embora afirme também que procura incutir um cunho pessoal na sua forma de tourear.

 

Filipe Gonçalves no Campo Pequeno a 11 de Julho

O cavaleiro Filipe Gonçalves, o “Furacão Algarvio”, é um cavaleiro estimado pelos aficionados Açorianos, onde o culto do toiro e do cavalo de há muito assentou arraiais. Ainda nas recentes “Sanjoaninas” (Ilha Terceira), o cavaleiro teve oportunidade de retribuir a estima que lhe é dedicada, com actuações de grande categoria. Procurando sempre extrair tudo dos toiros que lhe cabem em sorte, Filipe Gonçalves é exímio nos pares de bandarilhas a duas mãos, uma das suas imagens de marca, sendo também um equitador completo. Nesta sua presença no Campo Pequeno vem animado do propósito de mostrar aos aficionados de Lisboa e aos muitos açorianos que irão também comparecer no Campo Pequeno o bom momento de forma que atravessa.

 

Esta corrida tem ainda um outro aliciante que reside no “Concurso de Pegas” que este ano opõe os grupos Açorianos dos Amadores da Tertúlia Tauromaquia Terceirense e Amadores do Ramo Grande aos continentais Amadores de Beja.

Serão lidados seis bonitos toiros da ganadaria Jorge de Carvalho, que comemora o seu 50º aniversário.

A anteceder a corrida, que será abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, sob a Direcção do Maestro Durval Festa, exibir-se-á a Marcha dos Veteranos instituições da Ilha Terceira.