Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 19/04/2024.
 
 
À CONVERSA COM A ENGENHEIRA TÉCNICA MARTA PENEDO
À CONVERSA COM A ENGENHEIRA TÉCNICA MARTA PENEDO
28 de Setembro de 2015

No campo da ciência médica tal como em outros campos, os equipamentos têm sofrido inovações. Através de mais um desenvolvimento da década de 90, surgiram novos equipamentos ultra-sónicos de alta tecnologia.

No campo da ciência médica tal como em outros campos, os equipamentos têm sofrido inovações. Através de mais um desenvolvimento da década de 90, surgiram novos equipamentos ultra-sónicos de alta tecnologia. No âmbito de colocar disponível no mercado nacional este tipo de equipamentos, surgiu o projecto PVU (Portable Veterinary Ultrasound) chefiado pela veterinária especializada em equinos Dra. An Sleeckx seguida por Marta Penedo licenciada em Engenharia da Produção Animal.

Aqui fica o “À CONVERSA COM…” a Engenheira Técnica Marta Penedo, uma das impulsionadoras deste tipo de aparelho em Portugal

FT: O que é o Portable Veterinary Ultrasound?

MP: Trata-se de um projecto criado para permitir um maior acesso a equipamentos veterinários, nomeadamente ecógrafos, de uma forma mais simples sem ter de recorrer a compras fora do país e, ao mesmo tempo, servir de elo de ligação entre compradores/fábrica de origem de equipamentos. Estamos a falar de dispositivos pequenos, portáteis e de alta qualidade e ainda com preços muito acessíveis.

FT: No fundo e resumidamente para que podem ser utilizados estes equipamentos? Quais as suas especificações?

MP: Basicamente são utilizados para realizar ecografias tirando partido de ondas de som de alta frequência para gerar sequências de imagens de órgãos e formações dentro do corpo tais como o coração, os rins, o figado, etc. Na sua maioria são utilizadospara realizar ecografias na área da reprodução em grandes animais, uma vez que se torna prático para trabalhar no campo. É claro que existem também para pequenos animais, podendo ser utilizados para vários tipos de trabalho.

FT: Pode elucidar-nos sobre a importância da ecografia na produção animal?

MP: Sem dúvida que um aspeto muito importante na produção animal é uma reprodução com a maior eficácia possível!

 Todos os criadores entendem isso e foi uma das primeiras “máximas” que adotei ao começar a lidar com animais no âmbito de produção. Para que tenhamos uma boa produção/rendimento há que ter bons produtos! Isso só se consegue tendo especiais cuidados na área da Reprodução Animal! Acompanhar gestações para garantir a inexistência de complicações (abortos por exemplo) e até detetar qual o melhor momento para a beneficiação, é fulcral para o sucesso de uma exploração (vacaria, coudelaria, suinicultura, etc.).

FT: Parte sempre de um veterinário confirmar uma gestação?

MP: Como Engenheira de Produção Animal tenho grande parte dos conhecimentos, mas, no que diz respeito ao diagnóstico de gestação ou mesmo à orientação do ciclo reprodutivo das fêmeas, tinha sempre de recorrer à opinião ou trabalho de um médico veterinário. Certo dia, uma amiga minha, veterinária, chamou-me a atenção para os ecógrafos portáteis. A partir daí, essa limitação ou dependência ficou no passado!

FT: Então daí surgiu a ideia de começarem a venda e distribuição destes equipamentos?

MP: Sim, a Dra. An Sleeckx convidou-me para fazer parte do projeto e eu aceitei com todo o gosto, uma vez que achei os equipamentos deveras aliciantes e com excelente qualidade.

FT: Há pouco falou em preços muito acessíveis e que podem ser utilizados em pequenos e grandes animais… Pode esclarecer melhor estas informações?

MP: A nossa gama é constituída por ecógrafos à venda por preços a partir dos 1800€ e abrange: bovinos e equinos, suínos e pequenos ruminantes e também pequenos animais.

FT: Falou-nos em gama… quer dizer que há vários modelos de ecógrafo… pode indicar-nos um dos modelos?

MP: Sim, o modelo que utilizamos no nosso dia-a-dia é o modelo KX 5200v, ideal para quem trabalha com equinos ou bovinos.

FT: E o público-alvo foca apenas médicos veterinários?

MP: Não, de todo! Qualquer pessoa que trabalhe na vertente de Reprodução Animal pode adquirir este equipamento. Técnicos em Inseminação Artificial, Veterinários, Engenheiros de Produção Animal/Zootecnia, Criadores, enfim, um grande leque de envolvidos no ramo animal podem comprar esta máquina.

FT: Mas requer alguns conhecimentos técnicos, correto?

MP: Sim, claro. Há que estar ciente de alguns conhecimentos técnicos e por isso nós disponibilizamo-los nos nossos workshops! Além disso e caso estejam interessados em testar o ecógrafo, podem sempre contactar-me de forma a podermos fazer uma desmonstração e/ou esclarecer qualquer dúvida existente!

FT: No caso de surgir algum interessado na compra deste tipo de aparelho onde ou a quem se pode dirigir?

MP: Podem contactar-me (Engª Técnica Marta Penedo) através do telemóvel n.º 912 618 335 ou contactar a Dra. An Sleeckx pelo n.º 916 200 103. Temos ainda como meio de contacto a página/perfil do face Mail: pvu.portugal@gmail.com.

FT: Agradecemos a vossa disponibilidade para falar sobre esta inovação tecnológica, no mundo animal, e desejamos o maior sucesso tanto no vosso projecto como na implementação de novos métodos, que facilitem a vida dos animais e a vida de quem com eles trabalha.

Entrevista: CÉLIA DOROANA

Fotos: ARMANDO ALVES