Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 16/04/2024.
 
 
LUIS ROUXINOL, FILIPE GONÇALVES E FRANCISCO PALHA ESTA QUINTA FEIRA NO CAMPO PEQUENO
LUIS ROUXINOL, FILIPE GONÇALVES E FRANCISCO PALHA ESTA QUINTA FEIRA NO CAMPO PEQUENO
16 de Julho de 2018

3 Artistas e 3 estilos diferentes

Luís Rouxinol: "Tourear no Campo Pequeno é sempre um aliciante"

O cavaleiro Luís Rouxinol é um dos grandes nomes do toureio a cavalo da transição do século XX para o século XXI. Tem 31 anos de Alternativa (Santarém 10 de Junho de 1987), mas a sua apresentação ao público ocorreu com apenas 9 anos de idade, na Praça de Toiros de Paio Pires.

Herdeiro do sonho de seu pai, Alfredo Vicente que era ser cavaleiro tauromáquico, Luís Rouxinol transmitiu a sua realidade ao filho Luís Rouxinol Júnior, a 20 de Julho de 2017, quando lhe concedeu a alternativa, no Campo Pequeno.

Na próxima quinta-feira, 19 de Julho, Luís Rouxinol regressa ao Campo Pequeno, alternando com Filipe Gonçalves e Francisco Palha, ante um curro da ganadaria Pinto Barreiros, na corrida "Concurso de Pegas" que este ano reúne em competição os grupos de forcados Amadores do Ribatejo, Chamusca e Cascais.

Três questões breves a Luís Rouxinol:

1-Que balanço faz da primeira metade desta temporada?

O que vai da temporada de 2018 tem sido de sobremaneira positivo para mim, pois toureei corridas importantes e lidei toiros importantes. Corridas duras, sem dúvida, mas no fim de contas, fico com uma sensação de dever cumprido, já que dei a volta às situações e considero que estive bem. A este propósito destaco duas corridas: A do "Colete Encarnado", em Vila Franca, com um toiro Palha, daqueles para aficionados a sério. Foi um toiro duro e exigente, mas que me proporcionou momentos de toureio muito bons e que o público soube entender e valorizar. A outra foi a deste Domingo, em Moura, com um curro de Veiga Teixeira, duro e difícil. O público sentiu isso e voltou a estar comigo. Espero que seja assim até ao final da temporada.

2-Como encara a sua vinda ao Campo Pequeno, na próxima quinta-feira?

É sempre um grande aliciante e um grande desafio vir tourear ao Campo Pequeno, praça que tem enorme significado para todos os aficionados e para todos os toureiros, como tem para mim em especial. É uma praça que está associada a grandes momentos da minha carreia. Daqui já saí em ombros e foi também aqui que concretizei um dos maiores sonhos que um "pai toureiro" pode ter em relação a um filho, ou seja, vir à primeira praça do país conceder-lhe a alternativa. Tal aconteceu há um ano. Celebrar esta efeméride é outro aliciante para a minha actuação de quinta-feira. E, claro, uma outra: contem comigo para dar tudo por tudo e ser o triunfador da corrida pois, para desafios frente ao toiro…podem sempre contar comigo.

3-Quais são as suas expectativas quanto ao curro de Pinto Barreiros?

Toiros do tipo dos Pinto Barreiros são daqueles que trazem emoção e fazem falta à festa, pois são toiros que, pelo seu encaste, transmitem muito ao público. Já vi as fotos e está um curro imponente, com um trapio excepcional. Uma corrida para aficionados, com um cartel com vários aliciantes. Bom montado, em resumo.

Antes da corrida exibir-se-á a "Marcha da Mouraria" com 50 participantes, entre marchantes e músicos ("Cavalinho").

Filipe Gonçalves quinta-feira dia 19, no Campo Pequeno

O cavaleiro Filipe Gonçalves, “O Furacão do Algarve” actua esta quinta-feira, 19 de Julho, no Campo Pequeno, alternando com Luis Rouxinol e Francisco Palha, na lide de um poderoso curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros.

Natural de Ferreiras, concelho de Albufeira, descende de uma família sem tradições Tauromáquicas. Recebe lições de Jorge d’Ourique, Manuel Jorge de Oliveira e, mais tarde de João Salgueiro, chegando à prova de praticante em Outubro de 1998 (Riachos).

A 22 de Maio de 2005, na Praça de Toiros Daniel Nascimento – Moita do Ribatejo, recebe a Alternativa das mãos João Moura, sendo testemunha Rui Fernandes, frente a toiros da ganadaria Ortigão Costa.

De então para cá tem actuado nas mais diversas praças de Portugal, Espanha, França e América, ao lado das principais figuras do toureio mundiais, arrastando atrás de si multidões de admiradores não só do Algarve, mas de outras zonas do país, para assistirem às suas exibições.

Na corrida de quinta-feira realiza-se o tradicional concurso de pegas, desta vez com a disputa do prémio para a “Melhor Pega de Caras” pelos grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, Chamusca e Cascais capitaneados, respectivamente por Pedro Espinheira, Nuno Marecos e Paulo Loução

Francisco Palha quinta-feira no Campo Pequeno

Para assinalar a sua actuação no Campo Pequeno, no próximo dia 19, quinta-feira, o cavaleiro Francisco Palha oferece um "mimo", no acto de aquisição de bilhetes para a corrida. Trata-se de uma fita de pulso com as iniciais do cavaleiro, que pretende assim assinalar a sua vinda à monumental de Lisboa.

Francisco Palha chega ao Campo Pequeno embalado por uma série de triunfos que fazem dele um dos cavaleiros com uma das mais interessantes trajectórias artísticas, no decurso desta temporada.

Oriundo duma família com fortes raízes na tauromaquia portuguesa, Francisco Palha desde cedo sonhou ser cavaleiro; sonho esse que concretizou através da alternativa, tomada no Montijo a 31 de Julho de 2009, com António Ribeiro Telles como padrinho e Diego Ventura como testemunha.

Francisco Palha tem desenvolvido a sua carreira em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos (Califórnia). Com paixão, dedicação e uma enorme vontade de crescer, Francisco vive o seu dia-a-dia batalhando por um percurso sempre e cada vez melhor, pois ele próprio o diz: "Ser toureiro é o que me faz feliz".

Na quinta-feira, terá como alternantes Luís Rouxinol e Filipe Gonçalves, na lide de um imponente curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros, a "matéria-prima" para o Concurso de Pegas de Caras que se realizará nesta corrida em que será disputado pelos grupos e forcados amadores do Ribatejo, Chamusca e Cascais.

Antes da corrida exibir-se-á a "Marcha da Mouraria", que escolheu este ano para o desfile na Avenida da Liberdade, na noite de 12 de Junho, o mote "Mouraria, a Tourada é o Teu Fado".