Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 24/04/2024.
 
 
FALECEU JOAQUIM BASTINHAS
FALECEU JOAQUIM BASTINHAS
31 de Dezembro de 2018

A equipa do Forcadilhas e Toiros, endereça as mais sentidas condolências a toda a família nesta hora de dor.

E o ano acaba com uma perda enorme na nossa Festa… Acaba de partir um dos maiores ícones da Festa dos toiros do nosso século, o cavaleiro que enchia praças e espalhava simpatia.

Recorde-se que Joaquim Bastinhas se encontrava internado desde novembro no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde foi submetido a inúmeras intervenções, após imensas complicações no pós-operatório de uma cirurgia aos intestinos.

Joaquim Manuel Carvalho Tenório, mais conhecido por Joaquim Bastinhas, nasceu em Elvas a 8 de março de 1956.

Aparece pela primeira vez em público na Praça de Toiros do Campo Pequeno, a 2 de fevereiro de 1969. Presta provas de praticante 10 anos mais tarde na Praça de Toiros de Vila Viçosa.

Mas é no dia 15 de maio de 1983 que tira a tão desejada alternativa em Évora e a 14 de Julho que a confirma na Monumental Lisboeta.

Fica para sempre o exemplo de um Homem empenhado e dedicado, que tudo fez pela tauromaquia, de um Homem empático que sentia o público e fazia-o senti-lo.

Ficam as saudades do sorriso de um Mestre que conseguia deixar nas Praças o amor que tinha à Festa. Dos pares de bandarilhas à Bastinhas…De um cavaleiro humilde e brilhante.

Sortudos os que tiveram o privilégio de o conhecer ou de trocar com ele um simples sorriso momentos antes de um espetáculo.

A toda a família e amigos as mais sentidas condolências.

TEXTO: Joana Leão Selorindo