Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
CRÓNICA DA CORRIDA DE VIANA DO ALENTEJO
CRÓNICA DA CORRIDA DE VIANA DO ALENTEJO
24 de Setembro de 2018





Tarde quente de toiros no Alentejo

Viana do Alentejo recebeu no dia 23 de Setembro a tradicional corrida de toiros integrada na Feira de Nossa Senhora D’Aires com um cartel constituído por Luís Rouxinol, Miguel Moura e David Gomes. Toiros muito bons da Ganadaria Monte Cadema, e pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de São Manços, Cascais e Monsaraz, capitaneados respetivamente pelos cabos João Fortunato, Paulo Loução e Ricardo Cardoso.

Luís Rouxinol esteve na sua primeira lide frente a um toiro grande, com trapio e bem constituído, numa lide que não lhe correu da melhor maneira mas que conseguiu terminar em grande com um curto numa sorte de violino e um palmito, ambos de muito bom tom. Na segunda lide esteve frente a um oponente alto, com muito esqueleto e bravo à saída dos curros. Começou mal esta lide ao falhar os dois primeiros compridos, mas compensou com dois compridos muito bons. Cravou um palmito muito bom, mas apenas à terceira tentativa e terminou com um par de bandarilhas quase perfeito. O diretor da corrida autorizou a volta nas duas lides, mas Rouxinol apenas deu a primeira.

Miguel Moura esteve na primeira parte frente a um animal grande e com trapio, numa lide correta e ritmada ao estilo Mourista com 2 palmitos de muito boa nota no final da primeira lide. Na segunda parte da corrida, calhou-lhe em sorte um toiro alto e bravo, numa lide com destaque para o segundo ferro curto, cravado após uma batida ao piton contrário, e terminada com um palmito de bom tom. Miguel toureou de forma correta e ritmada em ambas as lides, o que lhe garantiu ambas as voltas à arena.

David Gomes, o mais novo de alternativa, teve uma tarde de menos a mais. Na primeira lide frente a um toiro grande com trapio. Cravou um primeiro comprido muito atrasado mas melhorou nos curtos, com destaque para o segundo, após uma leve batida ao piton contrário e um par de bandarilhas muito bom. Para a sua segunda lide saiu um toiro lançado dos curros, bravo e muito bem constituído mas com poucas forças. Iniciou a lide com dois compridos muito bons e continuou com um quarto curto de destaque e um quinto de violino excelente. David terminou a tarde com dois pares de palmitos que apesar de não terem corrido da melhor forma, valeram pelo esforço e emoção que conseguiu transmitir ao público.

Pelo capítulo das ramagens estiveram na cara do toiro, pelo GFA de São Manços o forcado Hélder Passos, numa pega consumada à quarta tentativa e Diogo Coutinho também à quarta tentativa. Ambos os forcados deste grupo tiveram volta autorizada mas Diogo Coutinho não a realizou.

Pelo GFA de Cascais pegaram os forcados João Galamba e Carlos Dias, ao primeiro e ao segundo intento respetivamente. Ambos os forcados deram volta à arena.

Para o primeiro toiro do GFA de Monsaraz saiu o forcado Carlos com uma pega consumada à segunda tentativa por falta de ajudas na primeira. Para o segundo toiro destinado a este grupo saiu Gabriel Oliveira que consumou a pega ao primeiro intento. Os dois forcados tiveram direito a volta à arena.

Graças à enorme qualidade do curro apresentado pela ganadaria Monte Cadema, na ultima lide, o ganadero foi também autorizado a dar volta à praça.

Nota negativa para a organização da corrida que no intervalo devia ter molhado a praça para evitar todo o pó no ar na segunda parte. Uma tarde de muito calor no meio do Alentejo mas que ainda assim conseguiu encher 3/4 da praça.

Crónica: ANA SILVA