Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 20/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE REGUENGOS DE MONSARAZ
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE REGUENGOS DE MONSARAZ
17 de Junho de 2019





Corrida de homenagem ao ganadero Eng. Luis Rocha

Decorreu no sábado uma boa tarde de toiros em homenagem ao Engenheiro Luís Rocha, na praça de toiros José Mestre Batista em Reguengos de Monsaraz. A homenagem decorreu antes da corrida ter o seu início, com todos os intervenientes a serem chamados ao centro da arena.

Em praça, para lidarem toiros da ganadaria do homenageado, estiveram presentes os três “Júniores”: João Moura Jr., João Telles Jr. e Luís Rouxinol Jr. . As pegas ficaram a cargo dos grupos de forcados amadores de Montemor e de Monsaraz.

Moura Jr. abriu a tarde frente a um toiro de 560 kg, preto bregado meano, que não demonstrou muita transmissão. Lidou ao som de música logo desde o segundo curto, e, apesar de não ter tido sorte com o oponente que lhe saiu em sorte (escasso de forças), conseguiu dar a volta e obter uma boa lide, ainda que, aquém daquilo a que os aficionados estão acostumados. Foi autorizado pelo diretor Agostinho Borges, mas decidiu não dar volta à arena. À cara pelo GFA de Montemor foi o forcado José Maria Vacas de Carvalho que concretizou ao primeiro intento.

Telles Jr. defrontou um toiro de 530 kg, com boa apresentação. Conseguiu uma lide muito boa desde início, mas foi no segundo curto que triunfou, com um ferro cravado em terrenos muito arriscados após uma batida ao piton contrário, que resultou muito bem, pôs a praça a vibrar. Teve uma boa atuação com a classe típica da família Telles, com ferros cravados ao estribo e bastante emoção levada às bancadas. Apesar dos pedidos insistentes do público decidiu não cravar mais ferros no final. Pelo GFA de Monsaraz, pegou o forcado Luís Rodrigues à primeira tentativa.

A Rouxinol Jr. saiu em sorte o toiro com mais transmissão da primeira parte, com 550 kg. Começou com 2 compridos que abriram as portas para uma boa lide e, nas bandarilhas, com o Douro, andou ao seu estilo com ferros ao estribo e a levar sempre muita emoção ao público. Terminou esta primeira atuação com um palmito de boa nota. Pegou este toiro o forcado António Calça e Pina do GFA de Montemor, ao segundo intento.

A corrida decorreu sem intervalo e, voltou à arena o júnior de Monforte para enfrentar um exemplar de 500 kg. Começou com uma sorte de Gaiola na qual o ferro resultou um pouco lateral, mas no geral, teve uma lide de menos a mais: os primeiros curtos resultaram um pouco passados, mas o quarto foi sem dúvida um ferro de destaque. Terminou a sua tarde com uma Mourina bem executada que resultou num ferro de excelência. Pegou, pelo GFA de Monsaraz, Gabriel Oliveira ao primeiro intento.

João Ribeiro Telles Jr. enfrentou o toiro mais pesado, de 560 kg, com mais trapio, e aquele que apresentou melhores notas de bravura. Começou bem nos compridos e foi ainda melhor nos curtos, sendo que o primeiro foi talvez o ferro da tarde, cheio de emoção, com o cavaleiro a entrar em terrenos do toiro para uma batida ao piton contrário que resultou num ferro cravado ao estribo, foi-lhe atribuída música de imediato, como seria de esperar. Não se ficou por aí e continuou a atuação a cravar ferros de valor, terminando com um de muito boa nota, en su sitio. Pelo GFA de Montemor, pegou Bernardo Dentinho, ao primeiro intento, consumando assim uma pega rija. Foi autorizada volta ao cavaleiro, ao forcado, e aos campinos, em representação do ganadero.

Terminou a tarde Rouxinol Jr. frente a um exemplar de 510 kg. Iniciou com uma sorte de gaiola espetacular que pôs a praça a vibrar desde o primeiro momento. Teve direito a música desde o primeiro ferro curto, cravado ao estribo em terrenos perigosos e andou maravilhoso nos restantes ferros, cravados sempre da melhor forma e em su sitio. Na realidade, andou da forma que já habituou o público. Terminou com um palmito de bom tom cravado à segunda tentativa. Para pegar este toiro dificil, pelo GFA de Monsaraz, foi à cara o cabo, Ricardo Cardoso, que consumou ao segundo intento.

Crónica: ANA SILVA

Fotos: ARMANDO ALVES