Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 23/04/2024.
 
 
CORRIDA DO SÃO PEDRO EM ÉVORA
CORRIDA DO SÃO PEDRO EM ÉVORA
03 de Julho de 2019





Imagens e Crónica

No último sábado, dia 29, teve lugar em Évora a tradicional corrida de toiros por ocasião do São Pedro. A Arena D’Évora esgotou para o regresso da Ganadaria Murteira Grave que apresentou um belíssimo e bravo curro de toiros. Para a encerrona do Grupo de Forcados Amadores de Évora, foram anunciados os cavaleiros João Moura Jr., Francisco Palha e António Prates.

Moura Jr. lidou um toiro de 550 kg, conseguindo ter uma boa prestação tanto nos compridos como nos curtos. Terminou a sua primeira atuação com um curto de excelência que foi aplaudido por toda a praça. Na segunda parte enfrentou um animal de 600 kg, que recebeu com uma sorte gaiola muito bem conseguida. Andou ao seu estilo, correto e acertado, obtendo ferros de muito bom tom; terminou com a já habitual Mourina e, mais uma vez não desiludiu os aficionados, recebendo uma grande ovação do público.

Francisco Palha esteve frente a um toiro de 520 kg na primeira parte e a outro de 635 kg na segunda. Em ambas as lides, o cavaleiro andou bem tanto nos ferros curtos como nos compridos, cravando mesmo ferros irrepreensíveis “à Palha”. Apesar disto, a sua segunda atuação foi marcada pela pouca emoção transmitida à bancada.

António Prates recebeu o seu primeiro oponente, de 535 kg, com uma sorte gaiola bem efetuada, no entanto, no momento da reunião, não conseguiu partir o ferro. Cravou ferros arriscados que resultaram numa atuação cheia de emoção. A sua segunda lide, frente a outro toiro de 535 kg, foi marcada pela quase queda do jovem cavaleiro junto às tábuas, rapidamente se recuperou e regressou à arena ainda com mais vontade de triunfar. Voltou a transmitir bastante emoção a todo o público e terminou com um ferro excelente cravado após uma batida ao piton contrário muito marcada. Prates voltou a provar aquilo que vale.

 As pegas, todas a cabo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, foram rijas e complicadas, frente a toiros que pediam contas, mas o grupo deu a volta por cima! O primeiro toiro foi pegado ao primeiro intento por Gonçalo Pires; Zé Maria Caeiro consumou uma boa pega ao primeiro intento; Miguel Direito consumou à segunda tentativa; António Torres mais uma vez consumou uma pega excelente ao primeiro intento; João Pedro Oliveira, cabo do grupo, mostrou a sua raça e dedicação ao pegar o toiro de 635 kg ao 5º intento, não queria dar volta, mas foi “obrigado” pelo público; o último toiro da tarde foi pegado à primeira tentativa pelo Ricardo Sousa (Matxira).

O Dr. Joaquim Grave foi autorizado a dar a volta à arena com o segundo toiro da tarde, de 520 kg, lidado por Francisco Palha, mas recusou. Foi novamente autorizado após a lide do 4º toiro, de 600 kg, lidado por João Moura Jr., e desta vez, deu a volta acompanhado pelos campinos.

Crónica ANA SILVA

Fotografias ANA DIREITO