Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 29/03/2024.
 
 
100º ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TOUREIROS
100º ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TOUREIROS
23 de Outubro de 2021

Um pouco da História deste Centenário...

Em outubro de 1921, foi fundada a Associação de Classe dos Toureiros Portugueses, presidida pelo cavaleiro José Casimiro e que também englobava os forcados profissionais.

Em janeiro de 1934 a Associação de Classe deu lugar ao Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses.

Por decisão governamental, em 1964, os forcados profissionais deixaram de poder pertencer a este organismo.

O Governo, ate mesmo após o 25 de abril de 1974, tinha sob a sua alçada a nossa classe profissional, cujo os contratos de trabalho, sem os quais não era possível realizar um espetáculo tauromáquico, eram entregues no Ministério do trabalho e por eles discutidos, aprovados e com prestação de caução por parte das empresas promotoras.

O papel do Sindicato no pós 25 de abril de 1974 foi de elevada importância na defesa de muitas ganadarias e coudelarias, promovendo varias reuniões com os ministros da agricultura e do trabalho que desempenhavam funções na altura.

O Sindicato fez um protocolo com o seu homologo espanhol que considerava que o português era o melhor exemplo no panorama mundial com reconhecimento governamental. Faz também parte da comissão de tauromaquia com assento no Ministério da Cultura, estando o mesmo inativo, desde que foram colocados elementos animalistas na referida comissão.

Em 2010 o Sindicato mudou a sua designação para Associação Nacional de Toureiros, continuando a ser uma associação sindical na defesa dos seus artistas.

De salientar que na nesta organização estão incluídos, para alem dos toureiros, emboladores e moços de espada.

Presentemente a Associação Nacional de Toureiros, conjuntamente com a Prótoiro, tem tido um papel fundamental na defesa da tauromaquia e dos seus associados, promovendo constantes contactos com os partidos políticos, deputados e governo.

Pela sua presidência passaram, entre muitos outros, Manuel Conde, José Mestre Batista, José Maldonado Cortes, Fernando Andrade Salgueiro, Manuel Jorge de Oliveira, Antonio dos Santos, Francisco Núncio, João Palha Ribeiro Telles, sendo Nuno Pardal presentemente a ter a honra em desempenhar este cargo.

A direção atual é composta por Nuno Pardal, Rui Salvador, Manuel Dias Gomes, Américo Manadas e Claudio Miguel.

 

70 anos Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses

O Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, fundado em 1951, fundado pelo Maestro Diamantino Viseu, um visionário, com um espírito mutual ímpar, tendo criado uma instituição única no Mundo e que permite auxiliar os toureiros, as suas famílias, moços de espada e emboladores. 

Inicialmente o FATP teve como objetivo ajudar os toureiros que, no final de cada temporada, penhoravam os seus trajes para poderem subsistir durante o inverno, através de um empréstimo que seria liquidado à medida que iam toureando

Ao longo dos anos o âmbito do Fundo foi sendo desenvolvido e adaptado às necessidades dos toureiros, nomeadamente com protocolos com médicos e hospitais para que fossem assistidos com toda a dedicação. 

Em outubro de 1973 viu aprovado o seu regulamento interno, através de despacho do Senhor Secretário de Estado do Trabalho e Providencia.

Em 1983, foi inscrita a sua autonomia em Diário da República, com estatutos próprios e regendo-se por um regulamento que seria o instrumento que estabelece o condicionalismo orientador de toda a atividade assistencial do Fundo.

Hoje o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses é reconhecido pelo Estado como instituição equivalente a uma seguradora.

Nestes 70 anos, somente presidiram o FATP três presidentes, Maestro Diamantino Viseu, Amâncio Grilo e presentemente Nuno Pardal. 

 

Mas a história não se faz só com as direções, fazem também parte destes 70 anos personalidades que muito colaboraram e se dedicaram de corpo e alma a esta causa. Entre outras destacamos o Dr. Augusto Queiroz (advogado), o Dr. Mário Carmona (médico), o Dr. José Cunha (médico), Dr. Carlos Ferreira (médico atual do Fundo) e por último dois nomes que durante mais de 30 anos deram parte das suas vidas a favor desta causa, D. Emília e o José Carlos Amorim, sendo este último sócio honorário.   

 

O Fundo de Assistência tem como missão: 

  - Prestação de auxílio para ocorrer à prestação e satisfação das necessidades culturais e educação dos profissionais tauromáquicos e seus filhos;   

- Prestação de assistência médico-cirúrgica nos casos de acidente ocorrido no exercício da profissão, quer em treino ou em praça; 

- Prestação de assistência nos casos de insuficiência económica familiar e períodos de inatividade que resultem de acidente ocorrido no exercício da profissão; 

- Outros auxílios que, manifestamente, contribuam para a dignificação do profissional e do respetivo agregado familiar. 

 

Presta assistência a cerca de 160 toureiros no ativo. 

Contribuí com um complemento de reforma a 50 toureiros retirados para que possam ter uma vida mais digna.  

Apoia economicamente as viúvas para que sintam sempre que a tauromaquia não as esquece. 

Apoia ainda, com um subsídio de educação, os estudos dos filhos dos nossos artistas. 

 

O Fundo de Assistência é uma entidade privada, sem fins lucrativos e sem qualquer apoio do Estado. 

É financiada através da cedência dos direitos de imagem por parte dos toureiros e de contribuições simbólicas feitas pelos artistas e pelos promotores em cada espetáculo.  

Presentemente o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses é dirigido por Nuno Pardal, José Bartissol, Antonio Maria Brito Paes, Ricardo Pedro e Joel Piedade.

Os anos de 2020 e 2021 causaram graves danos no fundo de reserva, uma vez que o reduzido número de espetáculos, assim como a ausência de transmissões televisivas, baixaram significativamente as receitas, sendo insuficientes para fazer face às despesas. 

O Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses depende da boa vontade de todos os que contribuem a favor desta causa. “