Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
TENTADERO AFICIONADOS PRATICOS DE V.F.X
TENTADERO AFICIONADOS PRATICOS DE V.F.X
13 de Julho de 2021





Na Finca de El Cubo de Don Sancho

Como habitualmente , a repórter Mónica Sta. Bárbara acompanhou os Aficionados Práticos de Vila Franca de Xira no 7° tentadero mensal de 2021.

Neste ano atípico, sem o tradicional fim de semana do colete encarnado, alguns dos elementos dos aficionados práticos de Vila Franca de Xira rumaram ate terras de Espanha . Bem no coração do campo charro , cumprindo as normas impostas pela DGS onde seguiram até à Finca de El Cubo de Don Sancho, a única vila do mundo que possui uma ganadaria pertencente ao povo.

Foi criada em 1992 com 60 vacas e um semental de Hermanas Delgado Azqueta e mais tarde mudaram para o efetivo atual proveniente da ganaderia do antigo matador de toiros Martínez Pedrés que tem encaste " El Raboso /Aldeanueva " por Maria Antonia da Fonseca.


Para o tentadero , incluindo os elementos dos APTVFX juntaram-se também dois práticos espanhóis, um dos quais ja acompanha regularmente os APTVFX .

O Tentadero foi realizado com 4 vacas que apresentaram muitas dificuldades pela sua casta e pouca nobreza, algo que  exigiram a quem se pôs por diante delas que mostrassem o seu valor e conhecimento.

Fotografias de Mónica Sta. Bárbara