Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 26/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE PORTALEGRE
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE PORTALEGRE
17 de Setembro de 2018





Mudança de cabo nos forcados da terra

Teve lugar no passado dia 15 de Setembro a última corrida da temporada na praça José Elias Martins por altura da tradicional Feira das Cebolas. Repartiram cartel os cavaleiros João Moura, na comemoração dos seus 40 anos de alternativa, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas na comemoração dos seus 10 anos de alternativa. Os cavaleiros estiveram frente a um bom curro de Herdeiros de Rodolfo André Proença. Pegaram em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, no dia da despedida do seu cabo Francisco Paralta.

Abriu a corrida o Maestro João Moura frente a um toiro bravo e com trapio de 504 kg. Foi uma lide correta e ritmada, bem ao estilo mourista que os aficionados portugueses já estão habituados. Destaque para o 2º ferro comprido e para o segundo curto com uma batida algo pronunciada ao piton contrário. O Maestro teve direito a música e volta.

Seguiu-se João Moura Caetano frente ao maior animal da corrida, um toiro demasiado grande de 644 kg com bastante trapio e córnea larga. Destaque para o segundo ferro comprido que foi cravado no local exato. O terceiro ferro curto, com uma sorte à tira e o quarto ferro curto foram os melhores desta lide. O cavaleiro terminou com um palmito de muito boa nota. Teve também direito a música e volta à arena.

Terminou a primeira parte o cavaleiro de Elvas Marcos Bastinhas, frente a um toiro de 491 kg com trapio, bravo e boa estatura, alto e musculado. Destaque para o segundo ferro comprido e o quarto curto na sua segunda tentativa. Terminou a lide com um ferro de violino que levantou a praça para o aplaudir. Teve também direito a música e volta.

Não houve intervalo nesta corrida e voltou a entrar o maestro João Moura frente ao toiro mais pequeno da tarde, de 459 kg, alto e com energia. Novamente destaque para o segundo ferro comprido cravado após uma leve batida ao piton contrário. No seu terceiro ferro curto, o cavaleiro de Monforte tentou uma batida ao piton contrário mas o ferro resultou um pouco tardio. Terminou a lide em grande com um palmito à segunda tentativa com uma boa batida ao piton contrário. Foi congratulado com música e volta.

Para o quinto toiro da ordem, de 468 kg, regressou à arena João Moura Caetano. Nesta lide, que foi a sua melhor da tarde, Moura Caetano brilhou com o segundo curto com uma leve batida ao piton contrário que resultou da melhor maneira, com o ferro cravado mesmo no sitio certo. No quinto ferro, teve uma primeira tentativa com uma sorte de poder a poder que não resultou, tendo cravado este ferro com uma batida ao piton contrário muito marcada e um ferro muito bom. Teve música e deu volta à arena.

Para terminar a tarde saiu à arena o mais novo de alternativa Marcos Bastinhas, frente a um oponente de 475 kg, bravo, com trapio e boa estatura. Destaque para o segundo ferro curto numa sorte de poder a poder e com uma batida ao piton contrário. Terminou a sua lide com dois pares de bandarilhas muito bons que levantaram a praça na sua saída.

Pelas ramagens pegaram em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre. Os forcados foram sem sombra de dúvidas os triunfadores da tarde.

Para o primeiro toiro saiu à praça o novo cabo do grupo, Gonçalo Louro, numa pega que se adivinhava difícil pois o toiro saiu com pata, mas o forcado aguentou-se bem e resultou numa boa pega à primeira tentativa.

Seguiu-se o forcado Ricardo Almeida, com uma pega consumada ao primeiro intento.

Para a terceira pega, a melhor da tarde, também à primeira tentativa, saiu à cara o forcado André Neves que se fechou muito bem e aguentou o toiro muito bem até as ajudas chegarem.

O quarto toiro foi pegado ao primeiro intento pelo forcado João Martins.

Para o quinto animal saiu à praça o forcado André Grilo, que mais uma vez conseguiu uma boa pega à primeira tentativa.

Para o último toiro, que saiu com pata, saiu o forcado João Fragoso para terminar a tarde com mais uma pega consumada ao primeiro intento.

Todos os forcados tiveram direito a volta à praça, e bem merecida.

A corrida foi dirigida corretamente pelo Delegado Técnico Tauromáquico Marco António Gomes.

Crónica: Ana Silva

Fotos: Armando Alves