Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 26/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA EM ELVAS
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA EM ELVAS
24 de Setembro de 2018





Os pais deram uma lição aos filhos

No passado dia 22 de Setembro realizou-se a tradicional corrida de toiros por altura da Feira de São Mateus, no coliseu Rondão de Almeida. Comemorando os 10 anos de Alternativa de Marcos Bastinhas repartiram cartel com este cavaleiro Joaquim Bastinhas, Paulo Caetano e João Moura Caetano. As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados amadores de Évora e do Grupo de Forcados Académicos de Elvas, capitaneados respetivamente por João Pedro Oliveira e Luís Machado. Para os cavaleiros veteranos saíram toiros da Ganadaria Paulo Caetano e para os mais novos, da Ganadaria Herdeiros de Rodolfo André Proença. Um cartel desta categoria deu resultado numa praça esgotada nesta noite de Verão.

Para abrir a noite saiu o cavaleiro Paulo Caetano no seu regresso às arenas esperado por muitos aficionados. Esteve frente a um toiro muito bem constituído da sua ganadaria com 463 kg. Paulo Caetano conseguiu uma lide correta e ritmada com a sua classe característica. Destaque para o quarto ferro curto cravado após uma batida ao piton contrário. Para a primeira pega saiu Zé Maria Caeiro pelo GFA de Évora, que apesar de ter consumado a pega ao segundo intento conseguiu uma boa pega, com destaque para todos os ajudas. Cavaleiro e forcado tiveram direito a volta à arena.

Seguiu-se o “Aniversariante” Marcos Bastinhas, frente a um toiro de Rodolfo André Proença, grande com muito esqueleto, córnea larga mas sem muita força, com 558 kg, o mais pesado da corrida. Apesar do segundo ferro comprido ter resultado um pouco atrasado, Marcos conseguiu melhorar a sua lide nos ferros curtos, com um terceiro de destaque e um quinto de violino excelente. Para este exemplar saiu o forcado António Machado do GFA de Elvas, que, com boas ajudas, conseguiu consumar a pega ao primeiro intento. Cavaleiro e Forcado tiveram direito a volta.

João Moura Caetano entrou em terceiro lugar, frente a um toiro de 542 kg, alto e com trapio, com a córnea muito larga e aberta mas sem muita força. Não começou a lide da melhor maneira, uma vez que levou muito tempo a cravar o primeiro comprido. Foi muito vaiado durante a lide porque demorou demasiado tempo a cravar todos os ferros e demasiadas tentativas para os cravar. Ao quinto curto tentou uma sorte de poder a poder com uma batida ao piton contrário, mas falhou na primeira tentativa. Voltou a praça o GFA de Évora, com o forcado Miguel Direito na cara. Uma pega muito boa consumada à primeira tentativa! O Cavaleiro teve a volta autorizada mas escolheu não a realizar. Miguel Direito demonstrou a sua humildade ao dar uma simples volta no centro da arena.

Joaquim Bastinhas iniciou a sua lida frente a um toiro de 504 kg, bravo e bem constituído, cum uma Porta Gaiola emocionante que fez com que conseguisse música antes mesmo de cravar algum ferro. Destaque para o segundo ferro curto perfeito. Terminou a lide com um par de bandarilhas muito arriscado em terreno de tábuas que espalhou emoção por toda a praça. Saltou do cavalo, como é seu costume para se despedir de uma praça em pé para o aplaudir. Para a pega, pelo GFA de Elvas, saiu à arena o forcado André Bandeiras na noite da sua despedida. Uma boa pega consumada à segunda tentativa, onde o forcado conseguiu mostrar a sua garra. Joaquim deu duas voltas à arena com o público ao rubro, o forcado André Bandeiras teve também direito a volta.

Voltou à arena João Moura Caetano frente a um toiro alto e bravo muito bem constituído de 550 kg. Uma lide melhor que a primeira, mas ainda assim bastante aquém da qualidade que este toureiro já habituou os aficionados. Terminou a lide com três palmitos e sorte de “caracoleio”. Para a pega, pelo GFA de Évora veio o forcado António Torres, numa boa pega consumada à primeira tentativa. Cavaleiro e forcado tiveram direito a volta.

Para terminar a noite, voltou à arena Marcos Bastinhas, com uma lide muito boa, bem ao seu estilo. Esteve frente a um adversário que não ajudou muito, alto e com trapio. Destaque para o segundo ferro curto em terrenos arriscados. Cravou ainda um palmito de muito bom tom e dois pares de bandarilhas, sendo que o primeiro par foi muito bom. Terminou a noite de Elvas com uma lide carregada de emoção que chegou muito bem ao público. Para a ultima pega entrou na arena Gonçalo Machado, pelo GFA de Elvas, consumando esta pega à primeira tentativa.

Terminou assim uma boa noite de toiros para todos os aficionados presentes no Coliseu.

Crónica: ANA SILVA

Fotos: ARMANDO ALVES